Organize um jogo de detetives

Um jogo de detetives é um excelente jogo de animação concebido para festas de aniversário. As crianças adoram a ideia de fazer o papel de pequenos detetives e partir à procura do culpado.

Organize um jogo de detetives

1- O ponto de partida da investigação

Para organizar um jogo de detetives com um grupo de crianças, importa, antes de mais, definir o ponto de partida da investigação. Pode ser um assassinato, um sequestro ou o roubo de uma obra de arte num museu, por exemplo.

2 - O culpado e os suspeitos

Invente, de seguida, uma lista de suspeitos. Prepare, numa folha, uma lista de 8 suspeitos na qual conste, naturalmente, o culpado do jogo de detetives. Para cada suspeito, invente um nome, uma profissão, a idade, uma descrição física (cor dos olhos, cor do cabelo, tamanho, peso...), um motivo (motivo que o levaria a cometer o crime), etc.

3 - Os enigmas, a parte principal do jogo

Se a lista tiver 8 suspeitos, é preciso inventar e preparar 7 enigmas, sendo que em cada enigma é excluído um suspeito da lista.
Eis alguns exemplos de enigmas que pode criar: charadas, enigmas rebus, códigos secretos, cartas anónimas de testemunhas... Terá de ajustar a dificuldade dos enigmas à idade das crianças que vão participar na atividade.
É a parte mais morosa da preparação de um jogo de detetives. Esta etapa irá determinar a duração total da animação.
Assim que é resolvido o último enigma, ficará apenas um suspeito na lista: o culpado!

4 - Enigmas e esconderijos

Esconda os enigmas em esconderijos onde se realizará o grande jogo. Será necessário um esconderijo para cada enigma (debaixo da cama, atrás de um tapete, num livro...). À semelhança do que sucede com a dificuldade dos enigmas, a duração total do jogo também dependerá da escolha dos esconderijos.
Depois de ter lido para as crianças a história de partida e de ter distribuído a lista de suspeitos do caso de detetives, encaminhe as crianças até ao primeiro esconderijo. Depois de terem descoberto e resolvido o primeiro enigma, as crianças podem riscar um elemento da lista de suspeitos. Encaminhe-os então de seguida para o segundo enigma...

5- Bem jogado! Já temos o culpado

No final dos 7 enigmas, estará apenas o culpado na lista de suspeitos e o jogo termina. Prepare um texto de parabéns, para reforçar o sucesso das crianças, e uma pequena explicação sobre o motivo que levou o culpado a cometer o crime. E chegou o momento, porque não?, de festejar com um lanche de aniversário ;-)

Recapitulemos quais são os passos necessários para a organização de um jogo de detetives:
- História que explica o ponto de partida da investigação: invente a história de um assassinato, sequestro ou roubo...
- Lista de suspeitos: prepare uma folha com o culpado e os outros suspeitos do caso de detetives.
- Enigmas: cada enigma irá permitir excluir um suspeito do caso.
- Esconderijos: escolha um esconderijo para cada enigma.
- Desfecho do jogo: escreva algumas frases a dar os parabéns aos detetives e a explicar, por exemplo, por que motivo o culpado cometeu o crime.

As crianças adoram fazer o papel de pequenos detetives e os jogos de detetives constituem uma novidade para estas, por comparação com as caças ao tesouro ou jogos de pista, especialmente para crianças com mais de 8 anos. Será um grande sucesso na festa de aniversário do seu filho.
Se não tiver tempo para preparar uma atividade como esta, encontra no meu site zalunira.net jogos de detetives prontos para imprimir. Assim, quem sabe, até breve!

YZ, criador de jogos de detetives para crianças

Imprima um jogo de detetives