Organize uma brincadeira de detetive
Brincadeiras de detetive são jogos que podem ser organizados durante uma festa de aniversário. As crianças adoram a ideia de interpretar o papel de detetives mirins e ir atrás de um culpado.
1 - Ponto de partida da brincadeira
Para organizar uma brincadeira de detetives com um grupo de crianças, primeiro você deve determinar o ponto de partida de toda a investigação: pode ser uma morte, um sequestro ou um roubo de um quadro de um museu, por exemplo.
2- O culpado e os suspeitos
Em seguida, invente uma lista de suspeitos. Escreva, em um papel, uma lista com 8 potenciais suspeitos, na qual, claro, deve figurar o culpado. Imagine, para cada suspeito, um nome, uma profissão, uma idade, uma descrição das caraterísticas físicas (cor dos olhos, cor dos cabelos, altura, peso, etc.) e uma causa para o crime...
3- Enigmas: parte central da brincadeira
Se a lista possuir 8 suspeitos, você deverá inventar e preparar 7 enigmas cujo cada um deles inocenta um dos suspeitos da lista.
Vejam alguns exemplos de enigmas que podem ser criados: rebus, charadas, advinhas, códigos secretos, cartas anônimas de testemunhas... Você deverá adaptar a dificuldade dos enigmas em função da idade das crianças que estiverem brincando. Esta é a parte mais demorada da preparação da brincadeira de detetive e é ela que determinará a duração total da brincadeira.
Após ter resolvido o último enigma, sobrará somente um suspeito na lista das crianças: o culpado!
4- Enigmas e esconderijos
Esconda os enigmas em esconderijos no local onde acontecerá a brincadeira. Você vai precisar de um esconderijo diferente para cada um dos enigmas (embaixo da cama, embaixo do tapete, dentro de um livro, etc.). Assim, como o grau de dificuldade dos enigmas, os esconderijos também terão uma repercussão na duração da brincadeira.
Após ter lido a história inicial às crianças e ter distribuído a lista de suspeitos da investigação, conduza-as para o primeiro esconderijo. Assim que tiverem descoberto e solucionado o primeiro enigma, as crianças poderão riscar um primeiro suspeito inocente da lista. Conduza-as, então, para o segundo esconderijo...
5- Muito bem, achamos o culpado!
Ao final dos 7 enigmas, só o culpado não terá sido riscado da lista das crianças e neste momento que a brincadeira termina.
Prepare um texto parabenizando as crianças pelo sucesso da investigação, assim como uma breve explicação sobre as razões que levaram o culpado a agir de tal forma. Por que não, então, cantar os parabéns? ;-)
História que conte o ponto de partida da investigação: invente uma história sobre morte, sequestro ou roubo...
Lista de suspeitos: prepare uma folha de papel na qual figure o culpado e os outros suspeitos da investigação.
Enigmas: cada enigma permite inocentar e eliminar um dos suspeitos da investigação.
Esconderijos: escolha um esconderijo diferente para enigma.
Desfecho da brincadeira: escreva algumas linhas parabenizando os detetives mirins e explique, por exemplo, porque o suspeito cometeu tal crime.
As crianças adoram se comportar como detetives mirins e as brincadeiras de detetive mudam um pouco das caças ao tesouro ou dos jogos de pistas, principalmente se forem feitas com crianças de mais de 8 anos. A brincadeira fará um grande sucesso na festa de aniversário de seu(sua) filho(a).
Caso você não tenha tempo de preparar a brincadeira, você poderá encontrar várias outras, prontas para imprimir, no meu site zalunira.net. Então, quem sabe, até logo?
YZ, criador de brincadeiras de detetive para crianças